top of page
UBERABA
Rochoso
TIPO:
CLASSE:
CLAN:
GRUPO:
SUB-GRUPO:
TIPO PET.:
EST. CHOQUE:
INTERPERISMO:
PAÍS:
ANO:
DESCRIÇÃO:
CONDRITO
ORDINÁRIO
H-L-LL
H
5
W1 ou mais
BRASIL - MG
1903
Condrito Ordinário Equilibrado H5, levemente intemperizado por oxidação terrestre.
PETROGRAFIA:
O meteorito exibe uma textura condrítica com côndrulos variando de perfeitamente redondos a alongados e diâmetro de 0.2 a 1.1mm (média de 0.5mm). A textura interna dos côndrulos se apresenta bem variada, como barrada, radial, porfirítica e granular. A matriz é de granulação fina, consistindo principalmente de material microcristalino. Fonte: Gomes & Keil (1980).
GEOQUÍMICA:
Análises óticas e por microssonda eletrônica por Gomes et al. (1977a) fornece os seguintes dados: olivina Fa19.5, piroxênio com baixo Ca (bronzita) Fs17.1 e fase metálica FeNi (kamacita e taenita) como os constituintes principais. Em menor quantidade estão os plagioclásios Ab83.9 An11.3 Or4.8 e troilita, enquanto a cromita e diopsídio (piroxênio rico em Ca) estão como minerais acessórios. Em algumas regiões foi observado óxido de ferro hidratado circundando algumas fases metálicas, consequência do intemperismo terrestre. Fonte: Gomes & Keil (1980).
CLASSIFICAÇÃO:
A textura e mineralogia suportam a classificação do grupo químico H para o meteorito Uberaba. Em adição, essa classificação é confirmada através das razões Feº/Ni (7.80), Fe/SiO2 (0.70) e Feº/Fe (0.52), assim como a concentração total de Fe total no meteorito (26,08%) e total de FeNi de 15.28%. As razões um pouco menores encontradas, comparadas ao grupo H, são devido a oxidação terrestre das fases metálicas FeNi. A textura condrítica e a uniformidade e heterogeneidade das olivinas e piroxênios sugerem o tipo petrográfico 5 de Van Schmus & Wood (1967) para o meteorito Uberaba. Fonte: Gomes & Keil (1980).
CLASSIFICADORES:
Não informado pelo Meteoritical Bulletin Database. Um estudo detalhado sobre o meteorito Uberaba foi feito por Gomes et al. (1977a). Fonte: Gomes & Keil (1980).
HISTÓRIA:
O meteorito Uberaba caiu na manhã (10 horas do horário local) do dia 29 de junho de 1903. O local da queda foi na Fazenda do Capitão Grosso, no distrito de Dores dos Campos Formosos, aproximadamente 84 quilômetros da cidade de Uberaba. De acordo com as testemunhas, sons de detonação, luzes viajando da direção NE para SE e um fragmento entorno de 30-40kg do meteorito caindo foram observados. Fonte: Gomes & Keil (1980).
Todas as informações que não possuírem fonte especifica, foram extraídas do Meteoritical Bulletin Database.
Todas as imagens possuem direitos autorais.
bottom of page