top of page
TIROS
Rochoso
TIPO:
CLASSE:
CLAN:
GRUPO:
SUB-GRUPO:
TIPO PET.:
EST. CHOQUE:
INTERPERISMO:
PAÍS:
ANO:
DESCRIÇÃO:
ACHONDRITO
VESTA
HED
EUCRITO
-
S4
W0
BRASIL - MG
2020
Eucrito cumulado do clã conhecido como HED, oriundo do asteroide Vesta.
PETROGRAFIA:
Foram analisadas três seções finas, é um eucrito de granulação grossa (~ 1 mm) com uma textura cumulada. É constituído principalmente por feldspato plagioclásio anortítico, orto e clinopiroxênio com pequenas quantidades de olivina ferroana, SiO2, troilita, fosfato e ilmenita. Nessas pequenas seções, nenhuma cromita ou ferro-metal foram observados. O piroxênio mais abundante é a pigeonita. Alguns grãos exibem exsolução subsólida de augita. A partir do conteúdo e da textura do plagioclásio, pode ser classificado como eucrita acumulada. Mostra extinção ondulatória e fraturas planas em plagioclases e fraturas planas e irregulares e mosaico fraco em alguns grãos de piroxênio são indicativos de um estágio S4 de choque.
GEOQUÍMICA:
Rendimentos de análise de microssonda eletrônica: Piroxênio de baixo Ca: Fs39,8 ± 11,5Wo6,3 ± 1,8, Fe / Mn = 34,1 ± 1,5 (n = 36). Piroxênio Rich-Ca: Fs49,5 ± 6,1Wo24,8 ± 7,9, Fe / Mn = 34,7 ± 7,0 (n = 60). Olivina: Fa64,7 ± 0,6 (n = 9). Plagioclase: An93,4 ± 2,8Ab6,4 ± 2,7O,2 ± 0,1 (n = 58).
CLASSIFICAÇÃO:
Eucrito Cumulado. Intemperismo (W0) e choque moderado (S4)
CLASSIFICADORES:
M. E. Zucolotto e A.A. Tosi
HISTÓRIA:
Em 8 de maio de 2020, às 06:25:15 UTC, uma bola de fogo brilhante foi vista de algumas cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo, Brasil. Um forte som de explosão foi ouvido em pelo menos 18 cidades da região do Triângulo Mineiro. Oito câmeras meteorológicas do "Clima Ao Vivo" registraram a bola de fogo de sete cidades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O flash da bola de fogo também foi detectado pelo instrumento GLM no satélite GOES-16. Analisando os vídeos a BRAMON (Rede Brasileira de Meteoros) calculou que o meteoro percorreu uma trajetória sudoeste-nordeste, com velocidade de 18,5 km / s, em inclinação de 15,8 graus (em relação ao solo) cruzando 180,1 km em 9,76 "e extinto a 29,7 km de altura, 9,2 km a oeste da cidade de Tiros, MG. Um campo espalhado de 84 × 7 km2 foi calculado por Jim Goodall cobrindo uma vasta área entre a cidade de Tiros e Morada Nova de Minas. As buscas foram realizadas por residentes e por caçadores de meteoritos, mas com Covid 19 e a vasta região coberta por montanha e vegetação, nenhum fragmento foi encontrado. No início de setembro ao cortar a vegetação, ele encontrou uma pedra que chamou sua atenção, mas a deixou no mesmo lugar. Em 18 de setembro, o Sr. Titota encontrou esta pedra preta brilhante a apenas 150 m da casa da fazenda e trouxe para a coleção de pedras de sua esposa. Ele fez um vídeo e mandou para um grupo de amigos no WhatsApp. O padre José Luis de Araujo Paiva, que participava do grupo, suspeitava ser um meteorito e enviado o vídeo para Sandro Barcelos, do site Tirense Notícias, que publicou o vídeo. O vídeo foi compartilhado por @mulheresdeestrelas. Por meio do site @mulheresdeestrelas e de Sandro, as Meteoríticas descobriram o dono do meteorito. O descobridor e sua família garantem que nunca viram aquela pedra antes. Como o local de descoberta fica a apenas 30 km do campo espalhado calculado e devido ao meteorito ser tão recente, ele provavelmente está associado à bola de fogo de maio.
Todas as informações que não possuírem fonte especifica, foram extraídas do Meteoritical Bulletin Database.
Todas as imagens possuem direitos autorais.
bottom of page