top of page
Meteorito Metálico Octaedrito Médio IIIAB.
PETROGRAFIA:
O meteorito é um octaedrito médio contendo kamacita, taenita e poucos campos de plessita. A largura de banda de kamacita é de 0,90 ± 0,15mm. A fase kamacita mostra bandas de Neumann com microdureza de HV 205 ± 15. Os campos de plessita incluem pente degenerado e plessita líquida com fatias de taenita escura. Também presentes em alguns grãos estão as bandas de Neumann e inúmeros precipitados gama do tamanho de micrômetros na kamacita. Um pequeno nódulo troilita-daubréelita (0,5 × 1,0 mm) foi observado com grãos eutéticos de sulfeto de ferro e pequenos daubreelitos sub-retangulares.
GEOQUÍMICA:
Dados obtidos por INAA (J.T. Wasson, UCLA): Ni = 74.6, Co = 5.00 (ambos mg/g), Cr=58, Cu = 204, Ga = 20.7, As = 4.86, W=1.34, Re=1481, Ir =12.8, Pt=18.1 Au = 0.654 (todos μg/g). Dados obtidos por Microssonda Eletrônica (A. Tosi, IGEO/UFRJ): kamacita (7.24 % Ni, 0.48 % Co), taenita e tetrataenita.
CLASSIFICAÇÃO:
Meteorito Metálico Octaedrito Médio IIIAB.
CLASSIFICADORES:
J. T. Wasson, M.E. Zucolotto e A. A. Tosi
HISTÓRIA:
Encontrado por um garimpeiro, Valmir P. Scarabeli, enquanto procurava ouro com um detector de metais. O localizador enviou amostras para André Moutinho, que realizou testes preliminares que confirmaram a origem meteorítica da amostra. As amostras foram então fornecidas à Drª. Maria Elizabeth Zucolotto para uma análise e classificação completa.
Todas as informações que não possuírem fonte especifica, foram extraídas do Meteoritical Bulletin Database.
Todas as imagens possuem direitos autorais.
bottom of page