TRÊS IRMÃOS

Rochoso

TIPO:

CLASSE:

CLAN:

GRUPO:

SUB-GRUPO:

TIPO PET.:

EST. CHOQUE:

INTERPERISMO:

PAÍS:

ANO:

DESCRIÇÃO:

CONDRITO

ORDINÁRIO

H-L-LL

L

6

S3

W0

BRASIL - BA

2017

Condrito Ordinário L6, Estágio de Choque S3, intemperismo W0.

PETROGRAFIA:

Seções polidas finas mostram um alto grau de recristalização da matriz com poucos côndrulos reconhecíveis. Os grãos de plagioclásio são abundantes e excedem 50 μm no tamanho. Os grãos de metal incluem kamacita, taenita zonada e plessita sem zoneamento. Também apresenta cromita monocristalina. A presença de melted pockets, em adição a fraturas irregulares em olivina e extinção ondulatória de olivina e plagioclásio, indicam um estágio de choque S3. Algumas veias finas cruzam o meteorito. Nenhum produto de intemperismo foi observado.

GEOQUÍMICA:

Análise de Microssonda Eletrônica mostram uma composição equilibrada de olivina e piroxênio: olivina Fa25.5±0.7 (Fa24.7-27.4; n=21), piroxênio Fs21.6±0.4Wo1.5±0.7 (Fs21.1-22.6Wo1.0-3.2; n=18).

CLASSIFICAÇÃO:

Condrito Ordinário (L6), Estágio de Choque S3, sem intemperismo (W0).

CLASSIFICADORES:

M.E. Zucolotto, A.A. Tosi, e C.N. Villaça

HISTÓRIA:

Em 26 de maio de 2017, por volta das 11h30, hora local, uma pedra caiu na área rural de Palmas de Monte Alto, Bahia, Brasil. Isto ocorreu em um dia claro e ensolarado onde os moradores ouviram algumas detonações altas, mas pensaram que poderia ser de uma construção de linha de trem ou de uma pedreira. A Sra. Euzani Pais também ouviu um assobio e o som de algo batendo no solo. Ela foi até a porta e viu um redemoinho de areia pequena. Sua filha e neta, Sirlene da Silva Pais e Márcia Eduarda Pais, olharam em volta e encontraram um pequeno buraco na estrada de areia da fazenda, com uma pedra negra a cerca de 6 metros de distância. Um professor de história, Nilton A. Azevedo, tomou conhecimento do fato e, com a ajuda de uma emissora, publicou um vídeo na Internet. André L. R. Moutinho, M. E. Zucolotto e Wilton Carvalho foram ao local e certificaram a autenticidade do meteorito, comprando-o em um consórcio com o prefeito da cidade em 2 de junho do mesmo ano.

Todas as informações que não possuírem fonte especifica, foram extraídas do Meteoritical Bulletin Database.

Todas as imagens possuem direitos autorais.

ENTRE EM CONTATO

whatsapp

+55 (21) 98899-7596

© 2019 Aimeteorites.