PONTES E LACERDA

Metálico

TIPO:

CLASSE:

CLAN:

GRUPO:

SUB-GRUPO:

TIPO PET.:

EST. CHOQUE:

INTERPERISMO:

PAÍS:

ANO:

DESCRIÇÃO:

ACONDRITO

OCTAEDRITO MÉDIO

-

IIIAB

-

-

-

BRASIL - MT

2013

Meteorito Metálico Octaedrito Médio IIIAB.

PETROGRAFIA:

A fatia examinada é uma extremidade de 9 cm2 sem crosta de fusão e zona afetada pelo calor. Mostra esfoliação ao longo de planos Widmanstatten corroídos, típicos de longa exposição terrestre. As secções apresentam uma estrutura Widmanstatten média, normal, com uma largura de 1,05 ± 0,15 mm com kamacita. Alguns sub-limites são preenchidos com minúsculas rabditas. Taenita e plessita são comuns e encontrados em cerca de 60% da área da fatia. As bandas de Neumann são fracamente desenvolvidas. Schreibersita (a 500 μm) foi encontrada nos interiores e nas bordas das bandas de kamacita. Rhabdites são muito comuns como prismas de 1-5 μm de espessura. Nenhuma troilite foi observada na seção examinada, embora houvesse dois buracos, possivelmente como inclusões perdidas.

GEOQUÍMICA:

Pela técnica de INAA (J.T. Wasson, UCLA): 8,1% em peso de Ni; 0,49% em peso de Co; 103 ppm Cr; 181 ppm Cu; 20,8 ppm de Ga; 5,43 ppm como; 4,84 ppm Ir; 0,738 ppm Au. Composição das principais fases pela Microssonda Eletrônica (A. Tosi, IGEO-UFRJ): kamacita (Ni 7,2 ± 0,2%, Co 0,65 ± 0,15%, P 0,02%).

CLASSIFICAÇÃO:

Este meteorito pode ser comparado a outro ferro IIIAB com Au na faixa de 0,686 a 0,770 ppm. Nenhum IIIAB semelhante foi encontrado na América do Sul. O único que tem uma composição semelhante é o Hot Springs.

CLASSIFICADORES:

Wasson J. T., Zucolotto M. E. Tosi A. A.

HISTÓRIA:

O meteorito foi encontrado por um garimpeiro, o Sr. M. Braga, enquanto procurava ouro com um detector de metais. O descobridor enviou amostras para André Moutinho, que realizou testes preliminares que confirmaram que as amostras têm origem em meteoritos. As amostras foram então fornecidas ao Dr. Zucolotto para uma análise e classificação completas.

Todas as informações que não possuírem fonte especifica, foram extraídas do Meteoritical Bulletin Database.

Todas as imagens possuem direitos autorais.

ENTRE EM CONTATO

whatsapp

+55 (21) 98899-7596

© 2019 Aimeteorites.