CAMPINORTE

Metálico

TIPO:

CLASSE:

CLAN:

GRUPO:

SUB-GRUPO:

TIPO PET.:

EST. CHOQUE:

INTERPERISMO:

PAÍS:

ANO:

DESCRIÇÃO:

ACONDRITO

OCTAEDRITO GROSSEIRO

-

Sem Grupo

-

-

-

BRASIL - GO

1992

Meteorito Metálico Octaedrito Grosseiro e sem grupo.

PETROGRAFIA:

(M. E. Zucolotto, MNRJ) As seções gravadas mostram um padrão de Widmanstätten com uma largura de banda média de 1,3 ± 0,2 mm. A kamacita bordeia os grãos de inúmeros fosfetos finos de 1 a 5 µm no interior. Linhas de Neumann são comuns em algumas lamelas de kamacita. Taenita e plessita cobrem 5-15% por área, como campos de pente e rede de plessita; taenita grande decomposta em padrão martensítico. Schreibersita ocorre como cristais esqueléticos ou nos limites dos grãos. Rabditas são comuns e espalhadas em kamacita. Não houve grandes inclusões na amostra analisada, embora a presença da faixa de kamacita em torno de alguns buracos sugira a presença de inclusões removidas durante o processo de corte.

GEOQUÍMICA:

(J. T. Wasson, UCLA). Co = 5,8, Ni = 71 (ambos mg/g); Cu = 92, Ga = 74, Ge = 610, As = 12,2, Ru = 26, W = 3,05, Re = 1,9, Ir = 19,6, Pt = 33 e Au = 1,3 (todos em µg/g) obtidos pelo INAA.

CLASSIFICAÇÃO:

Meteorito Metálico Octaedrito Grosseiro e sem grupo.

CLASSIFICADORES:

J. T. Wasson e M.E. Zucolotto

HISTÓRIA:

Alguns mineiros estavam explorando minérios, quando um deles, Laert, comentou que havia encontrado uma "pedra de aço" há alguns anos. Eles foram ao local e, usando um detector de metais, descobriram a massa semienterrada perto de uma lagoa. Rosy suspeitava que fosse um meteorito e pediu permissão ao proprietário da terra para remover parte da massa. O Sr. Diniz entrou em contato com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, onde foi confirmado ser um meteorito. O fazendeiro removeu e guardou o resto da pedra.

Todas as informações que não possuírem fonte especifica, foram extraídas do Meteoritical Bulletin Database.

Todas as imagens possuem direitos autorais.

ENTRE EM CONTATO

whatsapp

+55 (21) 98899-7596

© 2019 Aimeteorites.