BLUMENAU

Metálico

TIPO:

CLASSE:

CLAN:

GRUPO:

SUB-GRUPO:

TIPO PET.:

EST. CHOQUE:

INTERPERISMO:

PAÍS:

ANO:

DESCRIÇÃO:

ACONDRITO

OCTAEDRITO FINO

IVA

-

-

-

BRASIL - SC

1986

Meteorito Metálico Octaedrito Fino IVA, altamente intemperizado.

PETROGRAFIA:

A amostra apresenta-se muito oxidada, lembrando o meteorito de Santa Catarina, onde certas partes não existe nada além de limonita. Nas partes mais preservadas pode-se observar, sem a necessidade de ataque ácido, uma vez que a oxidação penetrou ao longo da interface kamacita – taenita, revelando a estrutura de Widmanstätten de padrão fino (lamela 0,35mm) do grupo IVA. Identificado como um siderito octaedrito, e apesar da semelhança com o ataxito de Santa Catarina são meteoritos distintos. Descrição dada por M. E. Zucolotto.

GEOQUÍMICA:

-

CLASSIFICAÇÃO:

Identificado como um meteorito Metálico Octaedrito Fino IVA, e apesar da semelhança com o ataxito de Santa Catarina são meteoritos distintos.

CLASSIFICADORES:

J. T. Wasson (UCLA) e Aumond et al. (1994)

HISTÓRIA:

Não foi revelado o local nem a data do achado, sabe-se apenas que foi localizada no sul do estado de Santa Catarina. O meteorito recebeu o nome de Blumenau embora não se soubesse onde foi encontrado. Uma amostra do meteorito foi enviado pelo agrônomo Francisco Rzataki à CODISC (Companhia de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina), que a remeteu ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Fundação Universidade de Blumenau ) no início do ano de 1986, graças a um convênio realizado entre estas duas Instituições, dentro do programa Análise Mineral Gratuita" mantida pela CODISC. Descrição dada por M. E. Zucolotto.

Todas as informações que não possuírem fonte especifica, foram extraídas do Meteoritical Bulletin Database.

Todas as imagens possuem direitos autorais.

ENTRE EM CONTATO

whatsapp

+55 (21) 98899-7596

© 2019 Aimeteorites.